quarta-feira, 26 de abril de 2017

Idosos terão aula gratuita de hidroginástica Sp1

Idosos terão aula gratuita de hidroginástica

Manter o corpo e a mente saudáveis e contribuir para que a terceira idade seja, como dizem, a “melhor idade”. Assim pode ser definida uma parceria firmada entre a Afasc e a Unesc para proporcionar aulas de hidroginástica gratuitas a 100 idosos atendidos pela entidade. Contudo, atividade não será apenas uma forma de lazer, mas uma maneira para melhorar o diabetes, a hipertensão e a depressão, comuns nessa faixa etária.
Os primeiros alunos serão os frequentadores dos clubes de mães de Criciúma. “As pessoas com mais de 50 anos que tiverem interesse em participar serão encaminhadas para triagem com os profissionais da Unesc”, salienta a coordenadora desses grupos, Nézia João Pereira. “Nossa intenção é fortalecer os vínculos afetivos, além de melhorar a qualidade de vida dos idosos”, comenta.
Mais qualidade de vida
Para o professor do curso de Educação Física da Unesc, Luciano Acordi da Silva, as atividades têm o propósito de melhorar a saúde mental e a aptidão física. “Trabalhamos com aulas que envolvem exercícios aquáticos de hidroginástica, porém com metodologias distintas. Temos atividades intermitentes e contínuas, que visam melhorar a qualidade de vida dos idosos”, enfatiza.
Nos casos de depressão, os exercícios intermitentes auxiliam na redução dos índices de ansiedade. Sobre o diabetes, as atividades contínuas melhoram a captação de glicose e autonomia funcional. Por fim, para os hipertensos, os exercícios de leve intensidade ajudam no controle da pressão arterial e parâmetros de aptidão física.
Todas essas atividades serão oferecidas gratuitamente aos idosos portadores de doenças crônicas não transmissíveis. As aulas iniciam no dia 3 de maio e ocorrerão às segundas e quartas-feiras, na piscina do curso de Educação Física da Unesc. Os interessados em participar devem entrar em contato com as facilitadoras dos grupos de idosos e clubes de mães dos bairros, para serem encaminhados à triagem.