sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

O que são fundos de investimento e como investir – guia prático da CMVM

O que são fundos de investimento e como investir.

Guia prático da CMVM

Um fundo de investimento é um instrumento financeiro que resulta da captação de capital junto de diversos investidores, constituindo o conjunto desses montantes um património autónomo, gerido por especialistas que o aplicam numa variedade de ativos.  (…)”
Existem no mercado diversos tipos de fundos de investimento, que se distinguem, designadamente, pela diversificação das classes de ativos presentes nas suas carteiras. Os fundos de investimento mobiliários investem sobretudo em ativos como ações, obrigações ou outros valores mobiliários. Os fundos de investimento imobiliários investem sobretudo em bens imóveis.
Os fundos de investimento podem ainda dividir-se em fundos abertos e fechados. Nos fundos abertos os investidores podem subscrever e resgatar unidades de participação em qualquer momento. Nos fundos fechados a subscrição só é possível durante um período pré-fixado e o resgate só ocorre na data de liquidação do fundo.
Existem também fundos especiais de investimento que têm maior flexibilidade do que os fundos clássicos quanto aos limites de investimento em determinados ativos. Uma outra categoria de produtos relacionada com os fundos são os contratos de seguros ligados a fundos de investimento denominados unit linked. (…)
A CMVM editou recentemente nove brochuras explicativas destinadas aos investidores não qualificados e dedicadas a vários temas associados aos vários mercados sob sua supervisão.
O que são fundos de investimento - CMVMVersão para Download
457 Kb 
Hoje destacamos a brochura sobre fundos de investimento onde, além da definição acima referida, apresentam-se cerca de doze páginas de informação útil a ter em conta por quem queira investir neste tipo de produto. Alguns dos tópicos referidos abordam as características dos fundos, os principais riscos, as regras de comercialização dos fundos e a rendibilidade dos fundos.
Uma versão online inspirada nesta brochura pode ser encontrada na página sobre Fundos de Investimento do sítio Todos Contam, editado e gerido em conjunto pelos três supervisores financeiros nacionais.



BOTÃO CURTIR FACEBOOK.
 Compartilhe Com Amigos:

Médico tira dúvidas sobre gordura na barriga

Médico tira dúvidas sobre gordura na barriga

DICAS VALIOSAS.

O médico Luis Fernando Correia, comentarista do RJTV, tira dúvidas de quem quer acabar com aquelas gorduras indesejáveis na barriga, que representam riscos à saúde:
“A relação entre a alimentação e a gordura intra-abdominal é direta, ou seja, a gordura se acumula por conta de excesso de ingestão de calorias em relação ao gasto de todo dia.
Daí podemos entender que, para perder a gordura intra-abdominal, temos que perder peso. A única maneira de conseguir isso de forma saudável é através da combinação de dieta equilibrada e exercícios físicos.
Uma dieta equilibrada contém carboidratos (açúcares), gorduras e proteínas. O segredo - se é que existe um - está na combinação equilibrada desses componentes da dieta.
Devemos nos alimentar de forma regular durante o dia evitando que se chegue às refeições com muita fome e permitindo que o organismo faça a digestão dos alimentos de forma progressiva.
Dê preferência aos cereais integrais, frutas e vegetais, e acrescente uma porção de proteína, que pode ser frango, peixe ou carne com pouca gordura.
O uso da ração humana como substituto de uma refeição pode ser utilizado como ferramenta de diminuição da quantidade total de calorias de um dia inteiro. Nunca use essa ração como substituto de todas as refeições.
Chás
Os chás que estão tão em moda hoje em dia não têm uma qualidade especial que os faça melhores ou piores em termos de uma dieta equilibrada. Tomar chás ajuda na hidratação diária e no funcionamento em geral do corpo humano.
As bebidas alcoólicas em geral são fontes de carboidratos e trazem muitas calorias para a dieta do dia a dia. Os refrigerantes de baixa caloria são uma opção, embora devamos ter cuidado com a quantidade de sódio que ingerimos por dia.
Por causa de diferenças hormonais, as mulheres em determinadas épocas da vida podem ter uma tendência maior a engordar.
Portanto, para conseguir diminuir a barriga, deve-se aliar uma dieta equilibrada e exercícios.
Exercícios
Para perder a barriga, o importante é perder peso. Para isso, os exercícios aeróbicos são mais eficientes. Caminhadas, pedaladas, natação ou exercícios aeróbicos na academia.
Fazer abdominais ajuda a diminuir a gordura na barriga, mas, porém, estamos falando da gordura que está logo abaixo da pele. A gordura intra-abdominal não tem relação direta com os abdominais.
Todo e qualquer exercício deverá ser feito sob orientação de um professor de educação física e após uma avaliação médica para liberação”.


BOTÃO CURTIR FACEBOOK.
 Compartilhe Com Amigos: